Concurso de Projetos de Computação Avançada (2a edição)

Ref.: FCT/CPCA/2021/01

>>> Ao abrigo do aviso de abertura disponível na página do concurso


SUBMISSÕES ABERTAS DE 19 JULHO 2021 (12H) até 28 ABRIL 2022 (12H)


O formulário disponível nesta página destina-se a candidaturas a utilização de recursos de HPC (High Performance Computing ou Computação de Alto Desempenho) e/ou Cloud Científica nas plataformas da RNCA, para acessos até 6 meses de duração

Estão previstas 2 tipologias neste formulário:

  • A0 (Acesso Experimental) para utilizadores sem experiência em HPC ou Cloud científica. Max: 15.000 CPU core.hours
  • A1 (Acesso Preparatório) para testes, benchmarking, software re-factoring, outros.  Max: 100.000 CPU core.hours

Para projetos com necessidade de mais recursos ou duração superior a 6 meses, A2 – acesso projeto, por favor consultar a página FCT e os procedimentos concursais para o efeito. As candidaturas a essa tipologia estão acessíveis via plataforma myFCT.


Quota reservada nas plataformas para acessos A0 e A1: 5% para A0 e 25% para A1, ou até se esgotarem os recursos.

Dotação computacional consultar a Ficha técnica (brevemente) disponível aqui.

Modelos computacionais: High Performance Computing com possibilidade de utilizar GPU e recursos de Cloud científica.

Limite de submissões por IR e Co-IR: 1 a cada 3 meses

Importante: só poderá submeter uma segunda submissão após passarem 3 meses sobre a 1ª submissão. Qualquer retificação simples à presente candidatura ou até cancelamento, deverá ser submetida em resposta ao email de confirmação da submissão, mantendo o assunto e [TTF#número] inalterados.

Validação administrativa: Quando necessário, em resposta ao preenchimento deste formulário receberá um contacto da FCCN unidade da FCT, entidade gestora da RNCA, com vista a validação de elementos e recolha de informação adicional.

Avaliação técnica: Será efetuada por elementos dos centros operacionais da RNCA. Cada candidatura será avaliada pelo centro operacional que gere a plataforma selecionada/preferida.

Lista ordenada de projetos aprovados: candidaturas com avaliação técnica positiva (classificação superior a >5), ordenadas de acordo com a classificação individual. Em caso de empate, serão ordenadas da submissão mais antiga para a mais recente – por ordem de chegada.

Contato com Centros Operacionais: Em caso de aprovação da candidatura, o beneficiário será notificado e o projeto poderá iníciar-se assim que houver disponibilidade da plataforma e do beneficiário, no prazo máximo de 6 meses.


As candidaturas a acessos A0 e A1 podem ser enviadas em qualquer altura durante o período o concurso, sendo recolhidas e tratadas a cada 2 meses, passando pelas seguintes fases:

1) Validação administrativa

2) Acessos A0) validação técnica sumária pela FCCN, unidade FCT; Acessos A1) avaliação técnica pelas equipas técnicas dos centros operacionais;

3) Aprovação pela FCT;

4) Notificação de todos os IR via email;

5) Assinatura dos Termos de Aceitação e contato com os centros operacionais para utilizar os recursos reservados.


A informação indicada anteriormente não dispensa a consulta da informação detalhada, designadamente o regulamento de projetos, aviso de abertura, guião de candidatura e FAQs.

Podem ser obtidas informações ou esclarecimentos adicionais através de rnca@fccn.pt

Nota: O preenchimento deste formulário deverá ser feito em Língua Inglesa.