INCD

A INCD – Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída é uma infraestrutura digital de suporte à investigação, aprovada no âmbito do roteiro de infraestruturas estratégicas de investigação da Fundação de Ciência e Tecnologia (FCT).

A INCD disponibiliza serviços de computação e armazenamento à comunidade científica e académica nacional, em todas as áreas do conhecimento. A infraestrutura está especialmente vocacionada para prestar serviços de cálculo científico, suportando os investigadores e a participação em projectos nacionais e internacionais.

A equipa técnica da INCD mantém um acompanhamento próximo do utilizador, oferecendo soluções adequadas às necessidades e especificidades de cada projeto.

A INCD opera um sistema integrado que presta os seus serviços a partir de múltiplas localizações, interligadas por uma infraestrutura de redes de última geração. Os seus serviços encontram-se integrados em infraestruturas internacionais congéneres com as quais partilha recursos computacionais em benefício de projetos de relevância nacional e internacional. Neste contexto, a INCD participa no European Grid Infrastructure (EGI), na Infraestrutura Ibérica de Computação (IBERGRID), no Worldwide LHC Computing Grid (WLCG), no European Open Science Cloud através do projeto EOSC-hub e no EOSC-synergy.

Recursos Disponíveis

A INCD opera um conjunto de serviços HPC, HTC e Cloud Computing

Cirrus

HPC & HTC

Stratus

Cloud

Recursos e Documentação