Notícias


Concursos FFplus para apoios em Experimentação HPC em Negócios e em Estudos de Inovação

21 de junho de 2024

PMEs e startups europeias têm agora mais uma oportunidade de ampliar o seu potencial de inovação através de dois concursos:

Experimentação de negócios: abordagem à adoção de HPC por parte das PMEs para solução de desafios específicos de negócio que não tenham tido uso prévio ou experiência com serviços de HPC. Duração esperada: máximo de 15 meses com início previsto para 1º de janeiro de 2025. O orçamento total indicativo para todos os subprojetos financiados sob este concurso é de € 4M.

    Estudos de inovação através de IA generativa: apoio às PMEs e startups europeias já ativas no campo da tecnologia de IA generativa, mas que não possuam os recursos computacionais necessários para expandir.

    Duração esperada: máximo de 10 meses, com início previsto para 1º de dezembro de 2024.
    O orçamento total indicativo para todos os subprojetos financiados sob este concurso é de € 4M.

      A data limite para submissão de candidaturas é 4 de setembro de 2024 às 17:00, horário local de Bruxelas.


      Colaboração entre os centros de computação avançada croata e português

      21 de junho de 2024

      No dia 20 de junho de 2024, a equipa de Computação Avançada da FCCN Serviços digitais da FCT, recebeu a visita do Zagreb University Computing Centre (SRCE), uma instituição croata com uma longa tradição na área das tecnologias de informação e comunicação. O encontro, que contou ainda com a presença da equipa de Sistemas de Informação da Universidade de Lisboa, marca a colaboração entre as equipas de computação avançada de Portugal e da Croácia sendo que ambas têm ligação com projetos europeus tais como o EuroCC e EuroHPC JU, bem como a missão comum de promover a implementação e utilização de tecnologias de informação nas comunidades académicas dos dois países. 

      A visita visou fortalecer a cooperação, trocar conhecimentos e desenvolver projetos conjuntos que potenciem a inovação e o desenvolvimento no campo da computação avançada.

      Vision @ AIvLAB


      Introdução ao Cluster de Inteligência Artificial VISION – Formação Online a 20 de junho

      11 de junho de 2024

      O High Performance Computing Centre da Universidade de Évora e o BigData@UÉ Laboratory convidam para a formação: “Introdução ao Cluster de Inteligência Artificial VISION”, que será realizado online no dia 20 de junho de 2024, das 11:00 às 12:30 (horário de Lisboa).
      Este curso marca o lançamento do Laboratório Virtual de Inteligência Artificial – AIvLAB, uma parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Projeto EuroCC2. O AIvLAB pretende promover o acesso a tecnologias de IA através da plataforma Vision, para a comunidade de IA e Big Data.

      A inscrições estão abertas!

      Para mais informações, programa e inscrição clique no botão abaixo.


      Webinar, 14 de junho – Melhorar a eficiência energética de aplicações paralelas com MERIC

      5 de junho de 2024

      No dia 14 de junho, das 12h30 às 13h30 irá realizar-se um webinar dedicado a soluções de eficiência energética computacional (falado em inglês).
      O webinar é gratuito, sendo o registo é obrigatório.
      Resumo: As aplicações paralelas complexas apresentam diferentes requisitos de hardware durante a execução. Esse comportamento dinâmico pode ser aproveitado para economizar energia, ajustando a energia do hardware às necessidades da aplicação.
      O sistema de tempo de execução de código aberto MERIC foi projetado para minimizar o consumo de energia da infraestrutura de HPC.
      O MERIC e as ferramentas associadas realizam uma análise detalhada do comportamento de aplicações complexas, identificam as configurações de hardware ideais em relação ao consumo de energia e tempo de execução e fornecem ajuste dinâmico durante o tempo de execução da aplicação.

      Marenostrum5


      Manifestação de Interesse de acesso à fase de pré-produção do novo supercomputador MareNostrum 5

      31 de maio de 2024

      A FCT convida potenciais interessados dos setores nacionais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Administração Pública a apresentarem manifestações de interesse em acederem à fase de pré-produção do novo supercomputador MareNostrum 5, cujos trabalhos terão uma duração prevista de 3 meses, a iniciar a partir de junho/julho de 2024.

      O MareNostrum 5 (MN5) é uma nova plataforma de supercomputação europeia instalada no Barcelona Supercomputing Centre (BSC), na qual Portugal tem uma participação de 5%, tendo sido recentemente concluída a montagem física e lógica das duas maiores partições computacionais.

      Os interessados devem preencher e submeter o formulário simplificado até 27 de junho de 2024.


      O papel dos supercomputadores na transição digital e na competitividade das organizações e das empresas

      17 de maio de 2024

      O Dia Aberto ao Conhecimento, organizado pelo IAPMEI, a FCT e a Universidade do Minho, visa informar e sensibilizar a envolvente empresarial, especialmente as PME, para as potencialidades dos supercomputadores na transição verde e digital, e também sobre os mecanismos desta tecnologia. 

      O encontro, que se realiza a 22 de maio, com início às 14h00, na Universidade do Minho, pretende ainda debater o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial compatíveis com a estratégia europeia de promoção da competitividade, materializada no lançamento, de forma mais eficaz e acelerada, de produtos mais inovadores e tecnologicamente mais sofisticados.   

      EuroHPC Survey


      Survey EuroHPC JU- Aproveitar todo o potencial da Computação de Alto Desempenho

      7 de maio de 2024

      Até ao dia 31 de maio está disponível para resposta um questionário para avaliação da eficiência na utilização dos recursos de Computação de Alto Desempenho (HPC), disponíveis na Europa.

      Esta análise pretende caracterizar o estado atual da HPC na Europa a partir das três perspectivas de developers, fornecedores e utilizadores de HPC, comparando-o com outras regiões do mundo, e identificando mecanismos para envolver e captar mais clientes e utilizadores finais para os recursos públicos de HPC da EuroHPC.

      Pretende-se ainda que este estudo ajude a entender como fatores técnicos, legais, financeiros, comerciais e socioeconómicos influenciam as decisões dos envolvidos e potenciais utilizadores finais de HPC na UE. O estudo intitula-se “Study on HPC academic, SME/ industrial, commercial end-user requirements in the European Union” e é conduzido pela blueOASIS e pelo Centro Nacional de Supercomputação IT4Innovations, em nome da EuroHPC JU.


      Evento: Simulating the Future – Workshop on Computational Simulation using Ansys

      7 de maio de 2024

      No próximo dia 4 de junho, às 15 horas, acontecerá online o evento “Simulating the Future – Workshop on Computational Simulation using Ansys”.

      O evento de curta duração oferecerá uma introdução à fluidodinâmica computacional e respetivas aplicações. Os participantes terão a oportunidade de assistir a uma demonstração do software Ansys em ambiente HPC.

      O programa completo está já disponível assim como a inscrição online.

      all hands meeting EuroCC Eslováquia


      NCC Português presente na “All Hands Meeting” do Projeto EuroCC 2 & CoEs & CASTIEL 2

      26 de abril de 2024

      Foi na Eslováquia, mais precisamente no Alto Tatra (Vysoké Tatry), que decorreu a Conferência Intermédia “All Hands Meeting” do projeto EuroCC2, CoEs & CASTIEL 2, assinalando um momento importante para os 33 Centros Nacionais de Competência (NCCs) e Centros de Excelência (CoEs) europeus envolvidos. O NCC Português desempenhou um papel ativo no evento, que decorreu de 22 a 24 de abril de 2024.

      Estes encontros são estrategicamente fundamentais para o bom avanço do Projeto EuroCC2 e das colaborações que fortalecem a infraestrutura de computação de alto desempenho na Europa, promovendo a excelência e a inovação nessa área e reforçando o compromisso na liderança de iniciativas que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e científico no cenário europeu.


      RNCA
      @ Tecnico Labs 4 HPC & AI

      24 de abril de 2024

      No dia 22 de abril, a RNCA marcou presença no evento Tecnico Labs 4 HPC & AI, uma iniciativa promovida pelo ATTRACT European Digital Innovation Hub.
      O objetivo desta participação foi dar a conhecer os recursos e oportunidades em computação avançada e inteligência artificial existentes ao serviço da investigação nacional, destacando a RNCA como um parceiro importante na aceleração da inovação digital.

      O evento serviu como plataforma para a promoção da transição digital e de colaborações estratégicas para exploração de oportunidades de aplicação de novas tecnologias como HPC e AI em diversos setores.


      Investigador português selecionado como perito para grupo europeu de aconselhamento sobre supercomputação

      12 de abril de 2024

      André Martins, Professor no Instituto Superior Técnico e investigador na área de inteligência artificial, irá desempenhar funções como membro do RIAG (Research and Innovation Advisory Group) da Parceria EuroHPC.

      A decisão de nomeação dos membros do RIAG por mandatos de dois anos foi tomada a 29 de fevereiro pelo Conselho de Administração da Parceria, na qual a FCT representa Portugal como Estado Participante. Os doze membros que constituem o RIAG são selecionados com base no mérito científico e técnico, sendo André Martins o candidato designado pela FCT.


      A RNCA estará presente nas Jornadas FCCN 2024, no Funchal

      8 de abril de 2024

      O maior encontro anual da comunidade de Investigação e de Ensino Superior nacional acontecerá no Funchal de 15 a 17 de abril.

      ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação é a organização local anfitriã desta edição do encontro.

      sessão dedicada à Rede Nacional de Computação Avançada realiza-se no dia 16 de abril, pelas 14h30, na Sala Lisboa do Pestana Casino Park.

      Estaremos também presentes na sessão “Serviços Cloud e Redes” participando com uma apresentação sobre o Concursos de Projetos IA na Cloud Google, no dia 17 de abril, pelas 11h15 igualmente na Sala Lisboa.


      Casos de uso portugueses em destaque no último dia do EuroHPC Summit 2024

      28 de março de 2024

      Organizado pela European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU), o Summit deste ano aconteceu de 18 a 21 de março e teve lugar no coração de Antuérpia, no Centro de Reuniões e Convenções da Flandres, A Room With a Zoo.

      O EuroCC Portugal apresentou as suas Histórias de Sucesso no Workshop: Elevate and Collaborate: European HPC NCCs and CoEs. Durante a sessão foram apresentados alguns dos projetos nacionais mais impactantes e que exemplificam o potencial transformador da computação de alto desempenho, em vários setores.

      Desde a investigação das complexidades do oceano até à revolução da indústria do calçado, passando pela revelação dos mistérios do cérebro humano e relembrando ainda o combate à pandemia da COVID-19, o Centro Nacional de Competências Português mostrou neste certame como tem estado na vanguarda da promoção da inovação e da resolução de problemas através do HPC.

      Bridging Minds evento


      EuroCC 2
      organiza evento sobre Computação de Alto Desempenho para as Ciências Sociais e Humanidades

      19 de março de 2024

      Se é investigador na área das ciências sociais ou humanas e pretende tirar partido de ferramentas computacionais para fazer complementar o seu trabalho, junte-se a este evento esclarecedor destinado a desmistificar o mundo da computação de alto desempenho (HPC) e a explorar o potencial transformador para todas as áreas científicas.

      O evento será nos dias 9 e 10 de abril, num formato híbrido. A iniciativa é organizada pelo projeto EuroCC 2 – os 32 Centros Nacionais de Competência para HPC financiados pela UE.

      Principais Highlights:
      Compreender a HPC: Obter uma compreensão fundamental da Computação de Alto Desempenho e potencial impacto na investigação em ciências sociais e humanas.
      Casos de uso: Exemplos reais de como a HPC está a ser utilizada para resolver diversas questões de investigação em áreas como a ciência política, economia, demografia, antropologia, história, sociologia, linguística, etc.
      Orientação prática: Dicas práticas para integrar a HPC no fluxo de trabalho de investigação, acesso a recursos computacionais, otimização de código e colaboração com especialistas em HPC.
      Oportunidades de networking: Ligação com outros investigadores, profissionais e especialistas em HPC para troca de ideias, partilha de experiências e colaborações valiosas.


      EuroCC2 em colaboração: Encontro NCC Portugal & NCC Noruega

      8 de março de 2024

      De visita a Portugal, representantes do Centro Nacional de Competências (NCC) Norueguês fez uma visita a Lisboa, sendo assim promovida uma reunião colaborativa vom o NCC Portugal. O local ecolhido para o encontro foi o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), em Lisboa, servindo de ambiente propício à troca de conhecimentos e experiências entre os dois centros.

      Representantes de ambos os países trocaram e partilharam experiências na área da computação de alto desempenho (HPC) e seus domínios associados. O ponto focal das discussões girou em torno da apresentação dos últimos avanços nas respectivas infra-estruturas nacionais de HPC, bem como de histórias de sucesso.

      O NCC Portugal, empenhado no desenvolvimento das competências computacionais em Portugal, colaborou com o recém-criado NCC Noruega, que se encontra sob a direção da Sigma2. Este esforço conjunto proporcionou uma plataforma para a exploração de sinergias, o intercâmbio de boas práticas e a fortificação de laços de colaboração. O objetivo final foi o de aumentar o potencial da HPC em ambos os países, promovendo um ambiente de colaboração que assegure um crescimento e desenvolvimento sustentados neste domínio.

      Forum de utilizadores de Computação Avançada


      Fórum de Utilizadores de Computação Avançada: uma nova plataforma para partilha de conhecimento

      26 de fevereiro de 2024

      O recém lançado Fórum de Utilizadores de Computação Avançada representa uma plataforma de partilha de conhecimento e um novo catalisador para o progresso científico e tecnológico, promovendo uma cultura de colaboração e excelência na utilização da computação avançada. 

      Com objetivos que vão desde servir como canal de comunicação entre utilizadores, centros e a RNCA/FCT, até à identificação de melhorias nos processos da RNCA, o Forum de Utilizadores de Computação Avançada pretende desempenhar um papel multifacetado na promoção da excelência na utilização da computação avançada para fins científicos e tecnológicos. 

      Além disso, servirá o acolhimento de novos utilizadores, oferecendo orientação e suporte na resolução de problemas.

      Para aqueles que desejam entrar em contato com este fórum, um formulário online está disponível, proporcionando uma via direta de comunicação com a coordenação. Esta iniciativa visa garantir que todas as questões, comentários e sugestões da comunidade sejam prontamente atendidos e considerados. 

      ISC_high_performance


      ISC High Performance 2024
      . De 12 a 16 de maio, em Hamburgo

      15 de fevereiro de 2024

      A conferência ISC High Performance 2024 é um encontro global anual para fornecedores e utilizadores de tecnologia HPC. O seu objetivo é a promoção do crescimento de uma comunidade próspera que inclui agora profissionais de aprendizagem automática, análise de dados e computação quântica. A primeira conferência ISC teve lugar em 1986.

      A conferência ISC 2024 realizar-se-á em Hamburgo, na Alemanha, de 12 a 16 de maio, reunindo mais de 3.000 participantes internacionais para trocar ideias e conhecimentos sobre como “Reinventar o HPC”.

      Euro HPC Summit 2024


      EuroHPC
      Summit 2024. De 18 a 21 de março em Antuérpia

      12 de fevereiro de 2024

      A edição de 2024 do EuroHPC Summit reunirá partes interessadas e relevantes no panorama europeu de supercomputação. Estarão presentes entidades públicas e privadas.
      Este será um fórum de partilha, não só dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, como também da definição de sinergias e da expressão de necessidades atuais e futuras no domínio da Computação de Alto Desempenho (HPC) europeia.
      O tema deste ano é: “To Exascale and Beyond – Unleashing the Power of European HPC and Quantum Computing” (Para a Exaescala e mais além – Libertar o poder da Computação Europeia de Alta Performance e Quântica) e esta é uma oportunidade de participar na formação do futuro da supercomputação europeia.

      Novo Projeto Epicure


      EPICURE: Novo projeto para melhoria do Suporte aos utilizadores dos Supercomputadores da EuroHPC
      JU

      9 de fevereiro de 2024

      A EuroHPC JU lançou o projeto EPICURE para aprimorar o suporte aos utilizadores dos supercomputadores EuroHPC. O projeto visa estabelecer Equipas de Suporte (ASTs) nos centros operacionais de cada Supercomputador, oferecendo serviços de help desk, formação especializada e um portal de suporte centralizado. Com um orçamento de €10 milhões e duração de 48 meses, o EPICURE pretende melhorar a acessibilidade e eficiência dos serviços de suporte aos candidatos bem sucedidos dos concursos promovidos pela EuroHPC JU, para acesso a supercomputação.

      A Investigação sobre o sono e a Supercomputação


      A Supercomputação ao serviço da investigação sobre o sono

      25 de janeiro de 2024

      O sono é crucial para o bem-estar humano, e a investigação nessa área é uma disciplina significativa globalmente. Uma equipa da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, recorreu à supercomputação para a análise de dados internacionais sobre o sono. Utilizando o supercomputador LUMI, operado pela rede académica finlandesa, os investigadores simularam redes neurais através de 20.000 registos de Polissonografia (PSG) para aprimorar a pontuação do sono. O LUMI possibilitou uma abordagem mais eficiente na interpretação das fases do sono, superando as limitações de modelos de pontuação tradicionais. O projeto demonstrou a importância da supercomputação na manipulação eficaz de grandes conjuntos de dados dispersos globalmente, destacando seu papel crucial na investigação sobre o sono.

      No total, o projeto recebeu 3.500 horas de GPU no LUMI. Se uma única GPU tivesse realizado o trabalho, teria levado 145 dias, mais tempo do que todo o período de tese de 4 meses.

      2ª Edição do Curso de Biociências Computacionais com Recurso a Sistemas HPC


      2ª Edição do Curso de Biociências Computacionais com Recurso a Sistemas HPC

      12 de janeiro de 2024

      A Unidade de Investigação em Biociências Moleculares Aplicadas (UCIBIO), em colaboração com o Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV) e com o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), no âmbito do Projeto EuroCC, vai ministrar a 2ª Edição do Curso de Biociências Computacionais com Recurso a Sistemas HPC – um curso prático destinado a investigadores interessados em iniciar projectos de Computação de Alto Desempenho (HPC).

      O curso decorre de 6 a 8 de fevereiro na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.

      EuroHPC JU: candidaturas para Centro de Apoio aos utilizadores europeus de Inteligência Artificial (IA)


      EuroHPC JU: candidaturas para Centro de Apoio aos utilizadores europeus de Inteligência Artificial (IA)

      21 de dezembro de 2023

      Estão abertas candidaturas para a criação de um Centro de Apoio para IA (AISC) que reúna e providencie know-how especializado em tecnologias avançadas de IA e forneça serviços baseados em computação de alto desempenho (HPC) aos criadores e utilizadores de modelos de IA em grande escala. O objetivo é ajudar as comunidades europeias de IA a melhorar os seus fluxos de trabalho, tirando partido de recursos de HPC mais avançados para desenvolver modelos complexos com um impacto significativo em toda a Europa, incluindo modelos de base para a IA generativa.
      As candidaturas à DIGITAL-EUROHPC-JU-2023-AISC-03 estarão abertas até 27 de fevereiro de 2024, sendo que os projetos selecionados deverão ter inicio em setembro do mesmo ano, e terão uma duração de 36 meses.

      MareNostrum5 Inauguração


      Inauguração do supercomputador MareNostrum 5

      15 de dezembro de 2023

      No próximo dia 21 de dezembro, Barcelona irá tornar-se o epicentro da inovação tecnológica com a inauguração do Supercomputador MareNostrum 5 (MN5), uma potência que impulsionará a computação avançada em toda a Europa.
      A adição do MareNostrum 5, que ficará alojado no Barcelona Supercomputing Center, ao conjunto de supercomputadores europeus representa um passo significativo em direção à próxima fronteira da supercomputação, à exaescala, reforçando o papel da Europa na vanguarda da inovação tecnológica global. 
      A investigação nacional poderá tirar partido deste recurso, através de oportunidades como o 4º Concurso de Projetos de Computação Avançada. Sensivelmente 5% da capacidade do MN5 estará disponível para ser alocada a beneficiários Portugueses.

      Sessão informativa 4º CPCA


      2ª Sessão Informativa sobre a 4ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

      29 de novembro de 2023

      Continua a decorrer o período de candidaturas ao Concurso de Projetos de Computação Avançada, nas várias tipologias de acesso. Consulte a informação sobre as candidaturas em https://rnca.fccn.pt/projetos/
      A 2ª Sessão informativa online sobre o concurso realiza-se a 5 de dezembro de 2023, pelas 12h, para todos os candidatos e interessados.

      ⬇️ Inscreva-se já!

      Dia Nacional da Cultura Científica 2024


      Dia Nacional da Cultura Científica

      24 de novembro de 2023

      O Dia Nacional da Cultura Científica, organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), é uma iniciativa anual que destaca a interseção entre a ciência e a sociedade. O evento destaca o papel crucial da cultura científica no desenvolvimento socioeconómico, enfatizando como a inovação e a investigação científica são fundamentais para enfrentar desafios globais e impulsionar o progresso.

      A computação avançada foi integrada no panorama do Dia Nacional da Cultura Científica, no contexto da sua crescente importância no delinear do futuro da ciência e na impulsão de descobertas significativas em campos que vão desde a inteligência artificial até à simulação de fenómenos complexos, ilustrando a relevância vital da tecnologia na edificação do cenário científico contemporâneo.

      Inauguração novo Centro Operacional INCD na UTAD


      Inauguração do Novo Centro Operacional da INCD na UTAD

      11 de novembro de 2023

      Durante o Encontro RNCA 2023, que se realizou nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, em Vila Real, na UTAD, foi inaugurado o novo equipamento INCD.

      A infraestrutura de computação e dados da INCD possuía, até à data centros operacionais em Lisboa e Coimbra. A partir de agora soma-se também um Centro Operacional em Vila Real com o apoio da UTAD e da FCT. A inauguração do centro operacional contou com a presença de representantes da UTAD, FCT e INCD, e foi seguida de uma visita ao datacenter da UTAD onde os equipamentos se encontram alojados.

      Encontro RNCA em Vila Real


      Encontro RNCA 2023

      10 de novembro de 2023

      O Encontro RNCA 2023 realizou-se nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, em Vila Real, na UTAD.

      O evento contemplou um conjunto alargado de apresentações em sessões plenárias, debates e Mesas Redondas, workshops e networking. Os temas centraram-se nos serviços e nos projetos de computação avançada com foco no utilizador, nas vantagens e resultados do uso de High Performance Computing (HPC) nos projetos, e nas sinergias para o desenvolvimento de competências em HPC.
      Foram ainda abordadas as novas plataformas computacionais para 2023/2024, a RNCA, a Supercomputação Europeia e as formas de acesso a supercomputadores nacionais e europeus.

      Para completar, foi ainda inaugurado novo equipamento INCD. o novo novo centro operacional, que ficará alojado no Centro de Dados da UTAD (Cirrus-D e Stratus-D).

      EuroHPC User Day


      EuroHPC User Day

      2 de novembro de 2023

      O EuroHPC User Day acontecerá a 11 de dezembro de 2023, em Bruxelas, na Bélgica.

      O evento reunirá os utilizadores EuroHPC e proporcionará oportunidades para que estes assistam a sessões paralelas, aprendam sobre diferentes tópicos e aprofundem o seu conhecimento sobre as possibilidades oferecidas pela EuroHPC JU. Os utilizadores serão ainda convidados a apresentar os seus projetos e experiências, sendo que o EuroHPC irá criar uma publicação com todos os projetos que apresentarem as suas propostas.

      Notícias RNCA - Participação no NUTTS 2023


      NuTTS 2023: Access to European Supercomputing: more than a tool, an opportunity.

      20 de outubro de 2023

      A RNCA esteve presente na edição de 2023 do NuTTS25th Numerical Towing Tank Symposium, um evento que tem como objetivo fornecer um fórum para discussões informais entre especialistas da área para a disseminação dos resultados mais recentes em investigação relacionada com a sustentabilidade oceânica.

      A apresentação RNCA: Access to European Supercomputing: more than a tool, an opportunity pretendeu mostrar as oportunidades e respostas a desafios que os supercomputadores europeus apresentam e como a supercomputação pode ser usada para criar um futuro mais sustentável também para o setor marítimo.

      Mooc Supercomputação na NAU


      MOOC “Supercomputação”: Saiba tudo sobre a tecnologia do presente e do futuro

      18 de outubro de 2023

      O MOOC NAU sobre Supercomputação criado pelo EuroCC Portugal, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem como objetivo apresentar o mundo dos supercomputadores a qualquer pessoa, para que cada interessado saiba como se desenvolvem, c omo funcionam, quais as vantagens da sua utilização e onde podem ser encontrados em Portugal e na Europa. E tudo isso pela primeira vez em língua portuguesa!

      Além da componente da formação, este curso NAU servirá como arma de sensibilização para mostrar que a supercomputação existe e está ao alcance de todos.

      4º CPCA


      4º Concurso de Projetos de Computação Avançada abre em Outubro

      2 de outubro de 2023

      Os Concursos de Projetos de Computação Avançada continuam a disponiilizar recursos computacionais gratuitos a projetos I&D&I em todos os domínios do conhecimento. A 4ª edição abre candidaturas a 26 de Outubro com mais plataformas e uma nova tipologia. Inscreva-se da Sessão Informativa online a 26 de outubro pelas 12h para saber mais.

      Encontro RNCA em Novembro


      Vila Real recebe 3º encontro RNCA em novembro – Inscrições abertas!

      2 de outubro de 2023

      Está a chegar o maior evento anual da Rede Nacional de Computação Avançada. Nos dias 7 e 8 de novembro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, em Vila Real, acolherá o terceiro encontro RNCA, em modo 100% presencial. Este encontro para utilizadores, técnicos e parceiros e dá a conhecer novidades sobre a rede, desenvolve o ecossistema nacional de HPC e proporciona um ponto de encontro entre todos os interessados em Computação Avançada. São 2 dias focados nos utilizadores e no futuro da RNCA. Consulte a agenda provisória na página do evento.

      Conferencia RES 2023


      RNCA na 17ª conferência da RES em Barcelona

      25 de setembro de 2023

      A conferência anual da Rede Espanhola de Supercomputação (RES) decorreu nos dias 13 e 14 de setembro em Barcelona, junto ao Barcelona Supercomputing Center (BSC). Como parceira da RES e do projeto EuroCC, a RNCA esteve representada pela equipa de Computação Avançada da FCCN e colaboradores do INESC TEC/Universidade do Minho.

      Parabéns ao BSC e à RES pela excelente organização do evento e até para o ano…em Málaga

      inauguração Deucalion

      Deucalion inaugurado com a presença do primeiro-ministro

      11 de setembro de 2023

      O supercomputador Deucalion foi inaugurado a 6 de setembro, na Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, no campus de Azurém em Guimarães. A sessão iniciou pelas 14h30 e contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da Presidente da FCT, Madalena Alves, membros da iniciativa EuroHPC JU, entre outros convidados. Hoje, o Deucalion é o maior supercomputador Português e o primeiro da iniciativa EuroHPC com processadores ARM. A sua operação permitirá acelerar descobertas científicas, a inovação industrial e o avanço tecnológico em múltiplos setores.

      IA e HPC: EuroHPC JU promote evento virtual a 26 de setembro

      11 de setembro de 2023

      A iniciativa Europeia de Supercomputação EuroHPC JU organiza na terça-feira, dia 26 de setembro a partir das 8:30 (hora de Lisboa) um evento virtual de três horas sobre HPC para Inteligência Artificial (IA). Temas que serão abordados na sessão:

      • utilização de aplicações de IA nos supercomputadores EuroHPC
      • possibilidades de acesso a estes supercomputadores
      • futuros eventos, formações e convites relacionados com a IA
      • possibilidades de apoio dos centros nacionais de competência EuroCC
      • numerosas histórias de sucesso que utilizaram oportunidades promovidas pela EuroHPC.

      Concurso aberto para o desenvolvimento de algoritmos exascale inovadores

      16 de agosto de 2023

      O programa Inno4scale está a aceitar candidaturas até 28 de setembro. Conta com um financiamento total de mais de 4 milhões de euros e prevê-se que cada projeto aprovado receba o valor máximo de 200 mil euros. Os algoritmos mais bem-sucedidos serão posteriormente adotados por utilizadores HPC em meio académico e industrial, entre outros.

      IA aberta na RNCA com Albertina PT

      16 de agosto de 2023

      Conheça a opinião de António Branco, Professor da Faculdade de Ciência de Lisboa e Diretor Geral da PORTULAN CLARIN Infraestrutura de Investigação para a Ciência e Tecnologia da Linguagem, sobre o projeto Albertina PT-*.

      Este é apenas um primeiro passo em direção à democratização desta tecnologia, que é chave para o futuro, e na promoção da IA generativa aberta, para a qual a RNCA, estou certo, continuará a dar uma contribuição inestimável.

      António Branco, Julho de 2023

      Sabia que as Pequenas e Médias Empresas já recorrem a Computação de Alto Desempenho?

      16 de agosto de 2023

      O projeto FF4EuroHPC publicou um booklet que reúne casos de sucesso relativos à utilização de tecnologias de computação avançada ou de alto desempenho por parte de empresas.

      Um total de 16 exemplos de empresas que recorreram ou recorrem a soluções de alto desempenho é partilhado pelo projeto EuroHPC, no âmbito do booklet FF4EuroHPC Success Stories. Esta publicação reúne casos de uso em áreas tão diversas como saúde, gestão, física ou inteligência artificial. A variedade das empresas representadas não se resume à área de atuação, mas também ao país de origem – num total de oito países representados –, bem como à dimensão.

      3.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada encerra com recorde de 140 projetos aprovados

      16 de agosto de 2023

      O interesse e o uso da computação avançada têm crescido transversalmente em todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico nacional com a criação das edições do Concurso de Projetos de Computação Avançada, organizados pela FCT, através da sua unidade FCCN.

      Os 140 projetos aprovados na 3.º edição representam o acesso a 50 instituições nacionais, 40 milhões de CPU core.horas e 46 mil GPU.horas atribuídas, com valorização dos projetos estimada em mais de 500 mil euros.

      evento pt math in

      A RNCA marcou presença no 174º Grupo de Estudo Europeu
      com a Indústria em Felgueiras

      21 de julho de 2023

      O evento do Grupo de Estudo Europeu com a Indústria aconteceu de 3 a 7 de julho na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Politécnico do Porto, Felgueiras. Estes encontros foram criados com o objetivo de renovar e reforçar as ligações entre a Matemática e a Indústria, reunindo vários especialistas europeus. A RNCA marcou presença neste evento com uma sessão apresentada pelo Coordenador-Geral da FCT-FCCN, João Nuno Ferreira.

      deucalion

      Manifestação de Interesse: Deucalion Benchmarking

      19 de julho de 2023

      A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) convida potenciais interessados dos setores nacionais da Ciência, Tecnologia, Inovação e Administração Pública a registarem a sua disponibilidade para trabalhar juntamente com o suporte técnico nos testes de benchmarking do supercomputador Deucalion.

      Esta oportunidade não se destina a trabalhos de investigação, mas permitirá aos utilizadores selecionados contribuir para a fase final de instalação do Deucalion, um recurso tecnológico de extrema importância para a comunidade científica e tecnológica de Portugal.

      Interessados podem registar-se até 29 de setembro.

      NAU talks

      Primeiro MOOC sobre Supercomputação em português PT

      11 de julho de 2023

      No sexto episódio da Nau Talks, a gestora de ciência e computação avançada, Elana Araújo, explica-nos tudo sobre o novo MOOC que está a ser desenvolvido e que muito em breve estará disponível na plataforma NAU – sempre a aprender. Este será o primeiro MOCC sobre Supercomputação em português (PT) e estará disponível para todos de forma gratuita.

      “Através deste curso, o objetivo é apresentar este mundo dos supercomputadores a qualquer pessoa, para que saibam como funcionam, se desenvolvem e onde encontrar estes serviços em Portugal e na Europa.”

      encontro RNCA 2023

      Save the date!

      10 de julho de 2023

      O Encontro RNCA 2023 já tem data e lugar marcados! Nos dias 7 e 8 de novembro, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro, em Vila Real, acolherá o terceiro evento RNCA.

      O evento anterior contou com 12 sessões, 29 oradores e mais de 50 participantes. Reveja o Encontro RNCA 2022 e junte-se à comunidade RNCA nos dias 7 e 8 de novembro de 2023 em Vila Real.

      IA em Cloud extensão prazo

      Extensão do prazo da 2º edição do concurso IA em cloud

      10 de julho de 2023

      A 2º edição do concurso IA em cloud, concurso FCT estabelecido em parceria com a Google, estende o prazo para submissão de candidaturas até ao dia 26 de julho de 2023, às 13h (hora de Lisboa). O concurso pretende apoiar projetos nas áreas preferenciais de Processamento da Linguagem Natural e Ética na IA no valor total de 1 milhão de dólares em créditos na plataforma Google Cloud. Caso as quotas das referidas áreas não sejam preenchidas, os recursos poderão ser entregues a qualquer área do conhecimento científico.

      Encontro Ciência 2023: A RNCA marcou presença no passado dia 7 de julho

      10 de julho de 2023

      A RNCA teve sessão marcada no dia 7 de julho às 14h30 na Sala de Atos Académicos da Universidade de Aveiro. Foram apresentadas as novidades da rede, nomeadamente, os concursos nacionais de 2023, o inquérito nacional de computação avançada, o novo MOOC sobre Supercomputação, o supercomputador Deucalion e os centros operacionais da rede. O final da sessão foi dedicada às oportunidades no âmbito da iniciativa europeia EuroHPC.

      jures 2023

      JURES 2023: 1Conferência de utilizadores

      10 de julho de 2023

      O JURES 2023 terá lugar nos dias 13 e 14 de setembro de 2023, na Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, perto das instalações do Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC). Este evento é um ponto de encontro para todos os utilizadores, técnicos de apoio, comité de acesso e comité de utilizadores da Rede Espanhola de Supercomputação (RES). A agenda incidirá sobre os tópicos mais proeminentes relacionados com o ecossistema de HPC e inovação em Espanha e na Europa.

      macc_bob_3

      Manifestação de Interesse: o Supercomputador Bob está à procura de novas instalações

      10 de julho de 2023

      O supercomputador Bob está disponível para ser acolhido por qualquer entidade que pertença aos setores nacionais da ciência e inovação ou, no caso de uma empresa, esteja envolvida em processos de inovação. As entidades interessadas são convidadas a submeter a sua proposta de manifestação de interesse, até ao dia 31 de julho de 2023, em formulário próprio.

      O supercomputador Bob foi doado a Portugal em 2019 pelo Texas Advanced Computing Center da Universidade do Texas (TACC), EUA. Foi instalado no datacenter da REN em Riba d’Ave no Minho e, gerido em parceria pela FCT e pela Universidade do Minho, deu suporte a projetos nacionais e internacionais de investigação, alinhados com a Estratégia Nacional de Computação Avançada.

      ESIWACE3 hackathon

      ESIWACE3 organiza 1º hackathon: modelos meteorológicos e climáticos no LUMI

      10 de julho de 2023

      O ESiWACE3, um Centro de Excelência em simulação do tempo e do clima na Europa, está a organizar uma hackathon de 18 a 20 de outubro de 2023 no CSC – IT Center for Science, na Finlândia. O evento visa ajudar os investigadores a adaptar e otimizar os seus códigos a novas arquitecturas, como o LUMI, e será o primeiro de quatro hackathons organizados através do projeto. Será um evento presencial – sem possibilidade de participação remota – e sem taxa de participação.

      inca2023

      Inquérito Nacional de Computação Avançada 2023

      26 de junho de 2023

      O INCA pretende fazer o levantamento das necessidades nacionais em meios de computação científica e das soluções a adotar para a satisfação dessas necessidades. A informação recolhida será utilizada para informar sobre os desenvolvimentos da Rede Nacional de Computação Avançada, que agrega um conjunto de recursos computacionais importantes de âmbito nacional, bem como para a revisão da Estratégia Nacional de Computação Avançada.2023 a realizar em 2023. A realização do Inquérito é da responsabilidade da FCCN, uma unidade da Fundação para Ciência e Tecnologia, I.P.

      IA em cloud 2023

      Concurso IA em Cloud: nova sessão informativa online no dia 4 de julho

      26 de junho de 2023

      A 2º sessão informativa online ocorre no dia 4 de julho às 12h00 e pretende esclarecer as dúvidas dos candidatos e interessados sobre as tipologias e recursos a concurso. A sessão informativa está aberta a todo o público e carece de inscrição obrigatória. A 2º edição do Concurso de Projetos em Computação Avançada: Inteligência Artificial em Cloud tem aberto período para submissão de candidaturas até dia 12 de julho (13h, hora de Lisboa) de 2023.

      deucalion

      Instalação do supercomputador Deucalion prossegue a bom ritmo

      26 de junho de 2023

      O Supercomputador Deucalion está a ser instalado a bom ritmo no centro de dados da Universidade do Minho, no pólo de Azurém, decorrendo as instalações mecânicas e elétricas dos nós de computação. Em breve começarão as instalações lógicas com vista a preparar a máquina para realização dos primeiros testes.

      O Deucalion vai dotar Portugal de capacidade computacional para o desenvolvimento de simulações em todas as áreas da ciência, investigação e inovação. O agregado computacional pesa 26 toneladas, consome cerca de 1,7 MegaWatts e tem capacidade máxima de processamento de 10 PetaFlops. O que significa que terá a capacidade para executar 10 mil biliões de operações por segundo. A plataforma advém de investimennto conjunto da FCT e da EuroHPC-JU, uma iniciativa da União Europeia criada em 2018 que visa tornar a Europa líder mundial no domínio da supercomputação.

      Encontro Ciência 2023

      26 de junho de 2023

      A edição de 2023 do Encontro Ciência vai realizar-se dias 5, 6 e 7 de julho em Aveiro, no Campo Universitário de Santiago, sob o mote “Ciência e o Oceano Para Além do Horizonte”. O Encontro Ciência é o maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A RNCA tem sessão marcada no dia 7 de julho às 14h30 na Sala de Atos Académicos.

      Dois supercomputadores europeus permanecem entre os cinco mais poderosos do mundo

      25 de maio de 2023

      A lista Top500 acabou de lançar a sua mais recente atualização e conta com dois supercomputadores financiados pela EuroHPC JU nos lugares da frente. LUMI continua a assegurar a terceira posição e LEONARDO ainda está à entrada do pódio.

      jornadas fccn 2023

      Abertas as inscrições nas Jornadas FCCN 2023

      22 de maio de 2023

      A 14.ª edição das Jornadas FCCN terá lugar na Escola Naval – Base do Alfeite em Almada, entre os dias 27 e 29 de junho de 2023. As inscrições para este evento já estão abertas e podem ser feitas através do site dedicado ao evento, recentemente lançado pela organização. A RNCA tem sessão agendada no dia 28 de junho às 16h30.

      IA em cloud 2023

      Concurso Inteligência Artificial em Cloud abre candidaturas a 1 de junho

      11 de maio de 2023

      A 2º edição do Concurso de Projetos em Computação Avançada: Inteligência Artificial em Cloud abre período para submissão de candidaturas de 1 de junho a 12 de julho (13h, hora de Lisboa) de 2023. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da RNCA, e em parceria com a Google, irá apoiar projetos de investigação na área de Inteligência Artificial em Portugal no valor total de 1 milhão de dólares em créditos na plataforma Google Cloud. Na sessão informativa online – data a anunciar em breve – candidatos e interessados poderão esclarecer as suas dúvidas sobre as tipologias e recursos a concurso. Mais detalhes em breve.

      resultados_cpca2022

      Concurso de Projetos de Computação Avançada: publicação dos resultados preliminares dos Acessos A2

      10 de maio de 2023

      A 3º edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada aprovou 31 projetos para a tipologia de Acesso A2, com uma taxa de aprovação de 60%. No total são atribuídas cerca de 36 M core.horas, 23.000 GPU horas e 756 TB de armazenamento, num valor económico superior a 450.000 €. Os 31 projetos computacionais aprovados serão executados nos centros operacionais da RNCA.

      As candidaturas para as tipologias A1 e A0 continuam abertas até 31 de maio de 2023 e será realizada uma nova sessão informativa no dia 16 de maio, 11h30.

      MACC Visita Ministra 2023

      Foto: Governo de Portugal

      Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita o Centro de Computação Avançada do Minho

      6 de maio de 2023

      A Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, visitou o Centro de Computação Avançada do Minho, onde a delegação do Governo ficou a conhecer os desenvolvimentos na instalação do Supercomputador Deucalion. O supercomputador representa um investimento de 20 milhões de euros e prevê-se que esteja pronto no Outono deste ano, estando actualmente em fase de testes.

      noticia completa no site do MACC.
      International Supercomputing Conference 2023

      Em contagem decrescente para o ISC High Performance 2023

      17 de abril 2023

      O maior evento europeu de computação de alto desempenho está mesmo aí à porta. Hamburgo recebe mais uma edição, entre os dias 21 e 25 de maio. As inscrições já estão abertas!

      banner CPCA2022

      3º edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada: abre último lote

      14 de abril 2023

      O concurso de projetos de computação avançada aceita candidaturas para as tipologias A0 – Acesso Experimental e A1 – Acesso Preparatório ou de Desenvolvimento até ao dia 31 maio (13h, hora de Lisboa). Até ao momento foram recebidas 118 candidaturas nas diferentes topologias a concurso, com 43 projetos de computação avançada aprovados e cerca de 3 M core.horas atribuídas.

      kick-off nacional projeto eurocc2

      EuroCC2: Evento híbrido marca o lançamento nacional do projeto

      30 de março 2023

      No passado dia 29 de março, os parceiros nacionais do projeto EuroCC2 estiveram reunidos para apresentação das equipas de trabalho, criação de sinergias e delineação das estratégias para os próximos 3 anos. O EuroCC2 agrega 34 estados membro da UE e pretende reforçar os serviços e competências em HPC por toda a Europa para melhor servir a academia, a indústria e o setor público. Este projeto é financiado pela EuroHPC JU e por financiamento próprio de cada país parceiro. 

      SummitEuroHPC2023

      Na foto: João Nuno Ferreira (Coordenador geral da FCT-FCCN), Gabriel Pinheiro (estudante de mestrado na Universidade de Coimbra), Rui Oliveira (Diretor do MACC e membro da direção do INESCTEC).

      EuroHPC Summit 2023: A RNCA marca presença em Gotemburgo

      24 de março 2023

      Nos dias 20 a 23 de março decorreu o EuroHPC Summit 2023 em Gotemburgo, na Suécia, sob o tema Supercomputação Europeia de Excelênca na Era Exascale. O EuroHPC Summit é um evento anual que reúne as principais partes interessadas europeias em HPC, desde os fornecedores, aos utilizadores científicos e industriais, até aos decisores políticos.

      A comitiva portuguesa participou em duas sessões do evento, destacando-se a cerimónia de entrega dos prémios PRACE Summer of HPC, onde, Gabriel Pinheiro, estudante de mestrado da Universidade de Coimbra, recebeu o prémio 2022 HPC Ambassador Award.

      concursos EuroHPC

      Gostaria de saber mais sobre os concursos da EuroHPC JU?

      20 de março 2023

      A FCT e a ANI organizam, no dia 24 de março às 15h, uma sessão online de esclarecimentos sobre os concursos da Empresa Comum EuroHPC. A sessão requere inscrição prévia.

      A EuroHPC JU visa desenvolver, implementar, ampliar e manter na UE um ecossistema de computação de alto desempenho (High Performance Computing), computação quântica, infraestrutura de serviços e dados, federado, seguro e hiper-conectado.

      summerschool

      Summer School: HPC para Aspetos Ambientais

      6 de março 2023

      De 16 a 28 de Julho de 2023, a Universidade de Grenoble Alpes acolhe a Escola Internacional de Verão no quadro do programa EUMaster4HPC. O tema deste ano será HPC para aspectos ambientais. A escola foi concebida para estudantes das áreas de matemática, ciências informáticas ou engenharia especializada em HPC. As inscrições estão abertas até 15 de Maio.

      2º edição do Concurso de inteligência artificial em cloud abrirá candidaturas em breve

      1 de março 2023

      A 2º edição do Concurso de Projetos em Computação Avançada: Inteligência Artificial está para breve! A Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da RNCA, e em parceria com a Google, irá apoiar projetos de investigação na área de Inteligência Artificial em Portugal no valor de 1 milhão de dólares em créditos na plataforma Google Cloud. A 1º edição concedeu o acesso a 11 projetos durante 12 meses, com início em Setembro de 2022. Em breve, divulgaremos novidades sobre a abertura da 2º edição.

      3º edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada abre lote C

      1 de março 2023

      O concurso de projetos de computação avançada continua a aceitar candidaturas para as tipologias A0 – Acesso Experimental e A1 – Acesso Preparatório ou de Desenvolvimento. O lote C encerra dia 4 abril (13h, hora de Lisboa) e o lote D dia 31 maio (13h, hora de Lisboa) ou até esgotar a quota definida para cada tipologia de acesso. A RNCA fará nova sessão informativa no dia 28 de março às 12h. Nesta sessão, os utilizadores com e sem experiência em computação avançada, poderão esclarecer as suas dúvidas juntos dos peritos e técnicos da RNCA.  Até ao momento foram aprovados 43 projetos de computação avançada e atribuídas cerca de 3 M core.horas.

      EuroCC2: três novos anos de projeto

      22 de fevereiro 2023

      Durante os dias 7, 8 e 9 de fevereiro, representantes dos países que integram o EuroCC 2 estiveram reunidos para conhecer e debater detalhadamente o plano para os próximos três anos. São 34 nações, a trabalhar em conjunto, nesta contínua missão de elevar a Europa ao mais alto nível da supercomputação.

      O consórcio português é constituído pelas seguintes entidades: FCT, INESC-TEC, LIP, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, IST-UL, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade do Porto.

      O supercomputador LUMI está oficialmente disponível para servir os cientistas europeus!

      22 de fevereiro 2023

      Todos os cientistas europeus elegíveis podem agora candidatar-se ao LUMI. Metade dos recursos do sistema são partilhados através de concursos do EuroHPC e são dirigidos às comunidades de investigação, administração publica e indústria, enquanto que, a outra metade é partilhada pelos países do consórcio LUMI. O supercomputador da EuroHPC JU alcançou o terceiro lugar na lista Top500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo a 14 de Novembro de 2022. O LUMI alcançou um desempenho medido de alto desempenho Linpack (HPL) de 309 petaflops nesta lista bianual.

      Projeto RISC2 organiza série de webinarsHPC system & Tools

      22 de fevereiro 2023

      A série “HPC system & Tools“, promovida pelo projecto europeu RISC2, está de volta para a segunda temporada. O objectivo é apresentar métodos e ferramentas de ponta para a instalação e manutenção de infraestruturas de hardware e software de HPC. Os quatro primeiros webinars já estão agendados e, no dia 31 de maio, João Barbosa, Investigador Assistente do INESCTEC e Universidade do Minho, irá falar sobre Addressing the challenges of scientific visualization in the Exascale age.

      Inaguração do Centro de Competências em Computação Avançada da Universidade da Beira Interior

      26 de janeiro 2023

      No passado dia 25 de janeiro, a Sra. Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Elvira Fortunato, inaugurou a sala do Centro de Competências em Computação Avançada da Universidade da Beira Interior (3CA-UBI). Este centro resulta de um protocolo com a FCT com financiamento inicial de cem mil euros e inclusão deste espaço no roteiro de centros e serviços da RNCA. Destaca-se por ser um ponto de partilha de conhecimento e de acesso a recursos de computação e de visualização de dados.

      Nova sessão informativa no dia 25 de janeiro

      16 de janeiro de 2023

      A RNCA fará mais uma sessão informativa no dia 25 de janeiro às 11h30. Nesta sessão, os utilizadores com e sem experiência em computação avançada, poderão esclarecer as suas dúvidas sobre as duas tipologias a concurso : A0 – Acesso Experimental e A1 – Acesso Preparatório ou de Desenvolvimento. O lote B aceita candidaturas até ao dia 7 de fevereiro (13h, hora de Lisboa). O Lote A aprovou 25 projetos de computação avançada, totalizando quase 2M core.horas atribuídas.

      O acesso aos supercomputadores EuroHPC continua aberto

      29 dezembro 2022

      Os investigadores do meio académico, institutos de investigação, autoridades públicas e indústria em Portugal podem candidatar-se e aceder aos supercomputadores EuroHPC. São aceites candidaturas em diferentes modos de acesso: Benchmark, Development, Regular e Extreme Scale, com diferentes datas de recolha de propostas para o ano de 2023. A RNCA oferece apoio aos interessados através do centro nacional de competências eurocc-portugal.

      Europa abre programa para formar estudantes em supercomputação

      29 dezembro 2022

      As candidaturas para os vários mestrados que estão ao abrigo do programa do EUMaster4HPC (com o segundo ano a ser feito numa universidade europeia) estão a decorrer até 23 de fevereiro de 2023.

      A unidade FCCN da FCT destaca o papel da computação avançada e do projeto europeu EuroCC

      29 dezembro 2022

      Da computação de alto desempenho à conetividade, passando pelo apoio à investigação científica, são várias as áreas em que a Unidade FCCN tem desenvolvido iniciativas inovadoras. Conheça aqui algumas delas.

      euroccpt

      Oportunidades de formação em computação avançada oferecidas pelo EuroCC

      16 dezembro 2022

      Através do projeto EuroCC, os Centros Nacionais de Competência oferecem oportunidades de formação e treino em variados temas da computação avançada. Desde cursos para principiantes até cursos para peritos, encontre aqui as próximas datas.

      Já há data e local para a EuroHPC Summit de 2023

      16 dezembro 2022

      O mote da conferência do próximo ano está lançado: supercomputação na era exascale. Está agendada para o início do próximo ano, na Suécia. O evento anual é concebido para todos os interessados em matérias de HPC, desde fornecedores, a utilizadores científicos e industriais e decisores políticos. A próxima edição terá particular foco na supercomputação exascale, mas não ficará de fora qualquer detalhe sobre o panorama atual europeu, bem como as oportunidades e desafios presentes e futuros.

      ICAIL 2023: Conferência Internacional em Inteligência Artifical e Direito irá ocorrer em Braga de 19 a 23 de Junho

      16 dezembro 2022

      A Conferência Internacional sobre Inteligência Artificial e Direito (ICAIL) tem sido a mais importante conferência internacional sobre investigação em Inteligência Artificial e Direito. É organizada bienalmente sob os auspícios da Associação Internacional de Inteligência Artificial e Direito (IAAIL) e em cooperação com a Associação para o Progresso da Inteligência Artificial (AAAI). São aceites propostas para workshops e tutoriais até ao dia 16 de dezembro de 2022 e submissões de artigos e demonstrações até ao dia 1 de fevereiro de 2023.

      3º edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada: Prazo alargado para a tipologia de acesso A2

      29 novembro 2022

      A FCT adia o prazo de submissões das candidaturas a tipologia de acesso A2 – Acesso Regular ou Projeto para 15/12/2022 (13h, hora de Lisboa). As restantes tipologias, A0 – Acesso Experimental e A1 – Acesso Preparatório ou Desenvolvimento, mantêm o prazo do primeiro lote para 13.12.2022 (13h, hora de Lisboa), sendo possível submeter uma candidatura a estas duas últimas tipologias até 31 maio 2023 (sujeito à disponibilidade dos recursos).

      Nova sessão informativa no dia 30 de novembro sobre o Concurso de Projetos de Computação Avançada

      22 novembro 2022

      Após grande adesão à primeira sessão informativa, irá realizar-se nova sessão no dia 30 de novembro. A videoconferência abrirá ‘portas’ às 11h30 para candidatos ou interessados sem experiência prévia e, depois das 12h, para candidatos ou interessados com experiência em computação avançada. 

      Comunidade portuguesa de computação reunida no 2º Encontro RNCA 2022

      18 novembro 2022

      A primeira edição presencial do Encontro RNCA 2022 teve lugar no LNEC, durante o dia 15 de novembro. Debateu-se a computação portuguesa e europeia, os desafios que ainda existem, os marcos já alcançados e as próximas apostas. O evento contou com o patrocinio da Fujitsu.

      O evento Conversa com Investigadores: Inteligência Artificial em Cloud juntou peritos de diversas áreas científicas

      15 novembro 2022

      No passado dia 7 de Junho, encontraram-se, para uma conversa informal sobre Inteligência artificial, os investigadores premiados com recursos na plataforma Google Cloud. Nas duas sessões, moderadas, respectivamente, por Luís João (Google PT) e pela Prof. Luísa Coheur (IST-UL), debateu-se os últimos avanços científicos na área e o futuro da inteligência artificial em Portugal e no mundo. A Sra. Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Vice-Presidente para IA da Google, Fernando Pereira, renovaram a colaboração entre a FCT e a Google, reforçando a importância desta para o avanço tecnológico em solo português. Na foto: Elvira Fortunato (MCTES), Helena Martins (Google PT), Fernando Pereira (Google).

      evento_7nov

      Conversa com Investigadores: Inteligência Artificial em Cloud, dia 7 de novembro às 9h45

      28 outubro 2022

      A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Google realizarão, no dia 07 de Novembro, um encontro e debate com os investigadores selecionados pelo Concurso de Projetos de Computação Avançada: inteligência artificial em cloud, com a presença da Ministra da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o Vice-Presidente da Google para Inteligência Artificial, Fernando Pereira. 

      3º edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada: Candidaturas abrem a 25 de outubro

      25 outubro 2022

      A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da unidade FCCN, abre dia 25 de outubro as candidaturas à 3ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada. Este concurso tem como objetivo consolidar e reforçar o sistema tecnológico e científico nacional através de recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação numa colaboração com os quatro centros operacionais da RNCA.

      ERCNA2022

      Encontro RNCA 2022: 15 de novembro em Lisboa, no pequeno auditório LNEC

      25 outubro 2022

      A segunda edição do Encontro RNCA terá lugar no dia 15 de novembro no pequeno auditório do Laboratorio Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Pretende promover o acesso aos recursos nacionais, bem como aos europeus, estimular a cooperação entre os centros operacionais e de competências da rede e capacitar, tanto a comunidade científica como a empresarial, para a computação avançada através do diálogo e partilha de casos de sucesso. Marque na agenda!

      IBERGRID2022: a RNCA na 11º Conferência Ibérica

      12 outubro 2022

      Ocorreu de 10 a 13 de outubro a 11º Iberian Grid Conference na Universidade do Algarve em Faro. O evento foi promovido em conjunto pela FCT, o Ministério da Ciencia de Espanha e a Comissão Europeia, tendo contado com sessões cientificas e tecnológicas variadas, desde a cooperação entre as comunidades de investigação ibérica ao desenvolvimento de serviços digitais inovadores e à implementação de gémeos digitais. Na fotografia, da esquerda para a direita, junto ao stand do projeto EuroCC: João Nuno Ferreira, Coordenador Geral da FCCN-FCT, e João Pagaime, Gestor da RNCA.

      jures22

      JURES22: a RNCA marcou presença na 16º conferência de utilizadores

      20 setembro 2022

      Nos dias 14 e 15 de setembro a RNCA participou, enquanto observadora, na Conferência de Utilizadores da Rede Espanhola de Supercomputação (RES), em Cáceres. Com as instalações dos supercomputadores: Marenostrum 5 em Espanha e Deucalion em Portugal e, no âmbito da Rede Ibérica de Computação Avançada (RCM 60/2021 e Despacho n.º 8459/2022) e de projetos comuns EuroHPC, é oportuno aprofundar contactos entre as duas redes nacionais (RNCA e a RES) com vista à melhor exploração dos recursos computacionais e continuar a desenvolver vias de cooperação entre Portugal e Espanha no âmbito da computação avançada. Na fotografia, da esquerda para a direita: Oriol Pineda Martinez, João Pagaime, Sergi Girona, Catarina Guerreiro.

      eurocc_montenegro_2022

      EuroCC: a RNCA esteve na primeira conferência em Montenegro

      13 setembro 2022

      Nos dias 7, 8 e 9 de setembro a RNCA participou na primeira conferência presencial do projeto EuroCC em Budva, Montenegro. Foram três dias dedicados aos 33 novos centros de competência dos países membros, aos resultados obtidos ao longo dos dois anos do projeto e ao projeto sucessor, o EuroCC2, que terá início no próximo ano de 2023. O EuroCC pretende colmatar lacunas existentes em competências em HPC, promovendo a cooperação e a implementação das melhores práticas nos países membros e participantes associados por toda a Europa.

      Professora Marija Vranic vence Prémio “PRACE Ada Lovelace”

      23 agosto 2022

      Atribuído anualmente a uma cientista em reconhecimento da notável contribuição e impacto na Computação de Alto Desempenho (HPC, na sigla em inglês) na Europa e no mundo, inspirando outras mulheres no início das suas carreiras científicas, o “Prémio PRACE Ada Lovelace” veio este ano pela primeira vez para o Técnico. A vencedora da edição de 2022 é a professora Marija Vranic, investigadora do Grupo de Lasers e Plasmas do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, cujo trabalho pioneiro em técnicas de representação de efeitos quânticos em plasmas extremos não tem passado despercebido além-fronteiras.

      notícia completa em: https://tecnico.ulisboa.pt/pt/noticias/campus-e-comunidade/professora-marija-vranic-vence-o-premio-prace-ada-lovelace/
      eurocc_montenegro

      EuroCC: a primeira conferência do projecto acontece em Setembro

      23 agosto 2022

      A primeira conferência do projecto EuroCC acontece nos dias 7 e 9 de Setembro em Montenegro, na cidade de Budva. O evento contará com sessões internas do projeto e sessões públicas transmitidas no site do evento. O evento contará com interessantes painéis de discussão, notícias dos Centros Nacionais de Competências e muito mais. O projeto EuroCC pretende colmatar lacunas existentes em competências em HPC, promovendo a cooperação e a implementação das melhores práticas nos 33 países membros e participantes associados por toda a Europa.

      Resultados do 1º concurso de inteligência artificial com apoio da Google: aprovados 11 projetos candidatos

      23 agosto 2022

      A FCT publicou os resultados preliminares do Concurso de Projetos de Computação Avançada: Inteligência Artificial em Cloud de 2022. Foram aprovados 11 projetos para acesso aos créditos da plataforma Google Cloud, no valor total de 799 364 USD (dólares americanos), destinados para este ano. Os recursos a concurso resultam de um acordo de colaboração entre a FCT e a Google para apoiar a investigação em Inteligência Artificial em Portugal. Pretende-se no próximo ano lançar a segunda edição deste concurso de projetos em inteligência artificial em cloud e alargar a iniciativa a mais utilizadores nacionais.

      EGI 2022: o futuro da computação ao serviço da investigação científica

      8 agosto 2022

      Praga recebe o evento anual organizado pela EGI e CESNET. De 20 a 22 de setembro, a conferência EGI 2022 debate a inovação na computação para garantir melhor e maior apoio à investigação. O programa e o pré-registo já estão disponíveis e podem ser consultados no site do evento.

      Bootcamp de Inteligência Artificial aplicada à Ciência

      20 Julho 2022

      De 12 a 13 de setembro decorre, em formato online, o bootcamp de programação GPU, organizado pelo EuroCC Portugal. Destina-se a investigadores e estudantes portugueses que usam esta ferramenta em HPC e Inteligência Artificial.

      RES: 16º Conferência de Utilizadores será em Cáceres de 14 a 15 de Setembro 2022

      20 Julho 2022

      A Rede Espanhola de Supercomputação – RES está a organizar a Conferência Anual de Utilizadores da rede para dar a conhecer as novidades e proporcionar informação de interesse sobre o acesso aos seus recursos e sobre o ecossistema HPC europeu. Este evento é um local de encontro de partilha de conhecimentos e experiências na utilização de HPC que a RNCA não irá perder.

      MUG 2022: A RNCA apresentou os seus centros e concursos de acesso à comunidade de HPC

      19 Julho 2022

      A RNCA aceitou o convite do MACC – Minho Advanced Computing Center e nos dias 7 e 8 de julho rumou ao Porto para participar numa sessão do MUG dedicada à RNCA e aos seus utilizadores de HPC. A RNCA felicita o MACC pela excelente organização e pelo programa repleto de notáveis oradores que resultaram em valiosas conversas em torno do estado da arte do HPC na europa e no mundo. O evento contou com a presença da Sra. Ministra da Ciência e Ensino Superior, Elvira Fortunato, do vice-presidente da FCT, Francisco Santos, e do diretor-executivo do EuroHPC-JU, Anders Dam Jensen, entre tantos outros.

      jornadas 2022

      Jornadas 2022: Marcámos presença no dia 2 de junho em Viseu

      19 Julho 2022

      No passado dia 2 de Junho, as Jornadas de Computação Científica 2022, organizadas pela Unidade FCCN, FCT, contaram com a sessão entitulada Computação Avançada. Foi dado destaque aos vários serviços de computação avançada em Portugal e aos centros integrantes da Rede Nacional de Computação Avançada – RNCA. Foi com enorme satisfação que demos palco e voz a todos os centros integrantes da RNCA e debatemos o presente e o futuro da computação avançada em Portugal.

      IBERGRID 2022: 11º edição terá lugar na Universidade do Algarve

      23 Junho 2022

      A 11ª edição da Conferência IBERGRID terá lugar na Universidade do Algarve, em Faro, entre os dias 10 e 13 de outubro. A IBERGRID 2022 incidirá sobre temas relacionados com o desenvolvimento, adoção e qualidade de integração de serviços, aplicações e digital twins para apoiar investigação de ponta.

      MUG 2022: Porto recebe evento de HPC do MACC

      23 Junho 2022

      De 7 a 8 de julho, o Crowne Plaza Hotel no Porto acolhe o MUG 2022, organizado pelo Minho Advanced Computing Centre. O evento visa fomentar um ambiente de colaboração entre os potenciais e atuais utilizadores de HPC e a equipa operacional para melhor servir a comunidade cientifica.

      Conheça o novo programa “EuroCC MSc Fellows em Computação Avançada” do Instituto Superior Técnico

      9 Junho 2022

      No dia 19 de maio fomos até ao Instituto Superior Técnico (IST-UL) assistir às apresentações dos alunos do mestrado EuroCC em Computação Avançada e dar a conhecer o ecossistema de supercomputadores nacionais e europeu e as oportunidades de formação oferecidas pelo projeto EuroCC. Conheça melhor o novo programa de de bolsas de estudo do IST e o projeto EuroCC.

      A Rede Nacional de Computação Avançada no encontro Ciência 2022

      19 Maio 2022

      Teve lugar, a 17 de maio, no centro de Congressos de Lisboa, uma sessão em torno da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), na qual foram apresentados os seus centros operacionais e a experiência resultante dos Concursos de Projetos de Computação Avançada (CPCA).

      A RNCA estará presente no Encontro Ciencia 2022

      5 Maio 2022

      O Ciência 2022 – Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal vai realizar-se de 16 a 18 de maio de 2022, no Centro de Congressos de Lisboa. A RNCA e os seus Centros Operacionais marcarão presença no evento.

      A RNCA estará presente nas Jornadas de Computação Científica 2022

      5 Maio 2022

      Entre 31 de maio e 2 de junho, o Instituto Politécnico de Viseu será o ponto de encontro da comunidade servida pela Unidade FCCN, FCT durante as Jornadas de Computação Científica 2022. A RNCA e os seus Centros marcarão presença no evento.

      AI

      Inteligência Artificial em Cloud: 1ª edição de Concurso de Projetos

      24 Março 2022

      A partir de 30 de março e até 18 de maio, estão abertas as candidaturas ao concurso de Projetos de Computação Avançada em Inteligência Artificial em Cloud, que vai disponibilizar recursos no valor de um milhão de dólares.

      Divulgada a Lista de Projetos Aprovados na 2ª edição do Concurso de Computação Avançada

      07 Março 2022

      A segunda edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada para a tipologia A2 – Acesso Projeto registou 58 candidaturas, num valor total de horas solicitadas 391% superior à capacidade disponível. 


      Eventos realizados relacionados com a Computação Avançada

      PRACE DAYS 2022 | 22-24 Março 2022

      Mais informações: https://prace-ri.eu/events/pracedays/

      EuroHPC Summit Week 2022, Paris, France | 22-24 Março 2022

      Mais info: https://www.etp4hpc.eu/events/eurohpc-summit-week022-paris-france_589.html

      Introduction to HPC Programming Environment @MACC | 22 – 24 novembro 2021

      Curso limitado a 40 participantes.

      O Encontro RNCA 2021 é o primeiro evento organizado para a Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA).
      Dia 1 – Infraestrutura: Computação Avançada em Portugal.  O que é a RNCA?  E o Deucalion? Apresentação dos centros e plataformas.  
      Dia 2 – Info-estrutura: Oportunidades de Formação em Computação Avançada: Oferta Nacional e Europeia. Projeto EuroCC. 
      Dia 3 – Pessoas:  Investigação & Inovação na RNCA. Concursos de acesso. Partilha de experiências e casos de uso. Mesa-redonda entre centros e utilizadores.

      QUERO REGISTAR-ME JÁ

      3rd LUMI/EuroHPC JU Systems Roadshow | 8-9 setembro 2021

      @ 9-11:00 (CET), online

      Registo aqui

      UTAustin Portugal Webinar #2: Is HPC ready for “Big” Data Storage? | 16 setembro

      @15h, online

      Ao longo do segundo semestre de 2021 a 2022, o Programa UT Austin Portugal e o consórcio BigHPC estão a organizar uma série de webinars “On the Road to HPC: Major Challenges and New Opportunities” para despertar a discussão entre a academia e a indústria sobre os desafios em torno da Computação de alto desempenho (HPC) e as principais oportunidades que se avizinham para ambos os lados.

      Informação sobre o evento

      15th RES users conference | 16 – 17 setembro 2021, online

      Mais informações aqui: https://www.res.es/es/eventos/15th-users-conference

      PRACE Autumn School – Fundamentals of Biomolecular Simulations and Virtual Drug Development | 24 – 28 setembro 2021

      Mais informações aqui: https://events.prace-ri.eu/event/1222/

      PRACE Autumn School 2021 – HPC and FAIR Big Data | 28 setembro – 1 outubro 2021, online

      Mais informações aqui: https://events.prace-ri.eu/event/1226/

      PRACE Autumn SchoolEuroHPC Flagship Supercomputers | 11 – 15 outubro 2021, Finlândia

      Mais informações aqui: https://events.prace-ri.eu/event/1188/

      UT Austin Portugal 2021 Annual Conference | 20 – 21 outubro 2021, Porto & online

      Mais informações https://conference.utaustinportugal.org/

      Supercomputing Conference 2021 | 14 – 19 novembro 2021, EUA

      Mais informações: https://sc21.supercomputing.org/program/

      EU DATAVIZ’21 | 23 – 24 novembro 2021

      Página do evento: https://op.europa.eu/en/web/eudataviz/home


      Webinar | Containerized Application Performance at Petascale | 22 julho 2021

      @ 15:00 (UTC+1)

      Ao longo do segundo semestre de 2021 a 2022, o Programa UT Austin Portugal e o consórcio BigHPC estão a organizar uma série de webinars “On the Road to HPC: Major Challenges and New Opportunities” para despertar a discussão entre a academia e a indústria sobre os desafios em torno da Computação de alto desempenho (HPC) e as principais oportunidades que se avizinham para ambos os lados.

      Supercomputing Frontiers Europe 2021 | 19-23 julho 2021, online

      Mais informações: https://lnkd.in/eYHjaNx

      PRACE Summer of HPC training week | 30 junho – 3 julho 2021

      URL: https://summerofhpc.prace-ri.eu/

      Encontro Ciência’21 | 28 – 30 junho 2021

      Ligações para os vídeos e gravações do evento aqui https://www.encontrociencia.pt/2021/

      MUG: MACC User Group Workshop | 15-18 junho 2021

      Participe neste evento, onde poderá saber mais sobre o Deucalion e o MACC.
      As inscrições para este evento estão disponíveis até 11 de Junho de 2021.

      e-IRG Workshop – e-Infrastructures for Climate Change and Digital Transitions | 25-26 maio 2021

      O primeiro Workshop e-Infrastructure Reflection Group (e-IRG) em 2021 sob a Presidência Portuguesa da UE, aberto ao público, terá lugar nos dias 25-26 de Maio de 2021. Se inscreva aqui: https://indico.fccn.pt/event/15/overview

      EuroHPC Summit Week & PRACE days | 22-26 Março 2021

      Assinatura de Protocolos para criação de Centros de Competências na UAveiro, UTAD e UBI | novembro 2020

      Tendo em conta os objetivos traçados na estratégia  Advanced Computing Portugal 2030, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinou em novembro protocolos de cooperação com a Universidade de Aveiro, a de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a da Beira do Interior para a criação de três Centros de Competências em Computação Avançada. 

      A iniciativa, que decorre em paralelo com o upgrade de redes internas do projeto RTCS 100, prevê também a abertura de mais três centros localizados na Universidade do Algarve, de Lisboa e do Porto até 2021. 

      Dotados de software e hardware de visualização de última geração, os centros, cuja instalação está prevista para o primeiro semestre do próximo ano, têm em vista o reforço da capacidade de recursos, acessos e produção científica nacional em matéria de competências digitais avançadas, IA e big data, permitindo uma maior aproximação por parte de grupos de investigação e empresas. 

      Eventos Advanced Computing Portugal 2030 | 23 outubro 2020

      Advanced Computing Portugal 2030 decorreu no passado dia 23 de outubro, no campus de Azurém, da Universidade do Minho em Guimarães para a apresentação do Deucalion, o supercomputador que vem complementar a estratégia nacional de computação avançada, e que se junta a BOB, o supercomputador instalado em 2019, no Minho Advanced Computing Centre (MACC).

      Sob o mote “Progress achieved and new challenges”, a sessão destacou ainda o progresso alcançado na computação avançada e ainda as necessidades da comunidade científica e tecnológica portuguesa entre os atuais e potenciais futuros utilizadores do Minho Advanced Computing Centre (MACC). Saber mais aqui

      Workshop de Visualização Aplicada, UTAustin Portugal | 7-8 junho 2020