DEUCALION
Supercomputador co-financiado pela FCT e EuroHPC, instalado no campus de Azurém na Universidade do Minho. É uma infraestrutura colaborativa nacional para promover e apoiar iniciativas de Ciência Aberta em supercomputação, ciência de dados e visualização. Procura ser uma infraestrutura sustentável de computação e dados, destinada a comunidades científicas e industriais nacionais, articulando-se ainda com parceiros internacionais. Ocupa atualmente a 81ª posição em eficiência energética da partição Arm e 219ª em velocidade de processamento na lista TOP500 – Junho de 2024.
Esta infraestrutura computacional faz parte da RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada – e oferece recursos de High Performance Computing (HPC) com e sem GPUs (Graphics processing unit) – para serem usados pelas comunidades de investigação, tecnologia e inovação/indústria.
Contacto: deucalion@support.macc.fccn.pt
Operacional a partir de 2024
Especificações publicadas no site EuroHPC
Um dos 5 primeiros supercomputadores Petascale co-financiado pelo EuroHPC
Fujitsu PRIMEHPC A64FX (ARM partition) e Atos Bull Sequana AMD EPYC (x86 partition)
33 nós com GPUs NVidia Ampere
Storage com 430 TB High-speed NVMe partition e 10.6 PB high-speed based Parallel File System partition
10 PFlop de capacidade máxima de processamento
Partições
O Deucalion fornece aos utilizadores 3 partições:
ARM
A partição ARM no Deucalion refere-se à área do supercomputador que utiliza processadores baseados na arquitetura ARM (Advanced RISC Machines), conhecida pela respetiva eficiência energética e desempenho.
Esta partição ARM é assim utilizada para execução de tarefas que beneficiam dessas características, como simulações científicas e processamento de dados em larga escala.
A arquitetura ARM é baseada num conjunto de instruções reduzido (RISC), o que permite um design mais simples e eficiente, resultando num menor consumo de energia e de geração de calor.
X86
A partição X86 no Deucalion utiliza processadores baseados na arquitetura x86, desenvolvida originalmente pela Intel e amplamente adotada em PCs, servidores e supercomputadores.
É baseada num conjunto de instruções complexo (CISC), que oferece uma vasta gama de funcionalidades e suporte para uma ampla variedade de softwares e aplicações.
A partição x86 é usada para executar tarefas que requerem alta compatibilidade com software existente e que beneficiam do desempenho robusto oferecido por esses processadores. É ideal para aplicações que exijam alto poder de processamento e que precisem de acesso a um ecossistema vasto de ferramentas de desenvolvimento e otimização.
GPU
A partição GPU do Deucalion é composta por 33 nós baseados em arquitetura x86, equipados com Graphics Processing Units – GPUs – avançadas para otimização de cálculos paralelos e tarefas computacionalmente intensivas.
Entre esses 33 nós, 17 são equipados com GPUs NVIDIA A100 com 40GB de RAM, enquanto os outros 16 nós possuem GPUs NVIDIA A100 com 80GB de RAM. As GPUs A100 são conhecidas pela capacidade de oferecer desempenho excepcional em aplicações de inteligência artificial, Machine Learning e computação científica, devido à sua arquitetura altamente paralela e eficiente.
Software
Utilizando uma combinação de sistemas operacionais Linux otimizados para HPC (computação de alto desempenho), o Deucalion oferece um ambiente robusto e escalável para execução de tarefas intensivas.
Storage & Network
O sistema de armazenamento é projetado para fornecer alta capacidade e velocidade, garantindo acesso eficiente e rápido aos grandes volumes de dados necessários para computação científica e industrial. A infraestrutura de rede do Deucalion utiliza tecnologias de ponta, como InfiniBand, para oferecer baixa latência e alta largura de banda.
Arquitetura do Deucalion
Acesso
Concursos de Projetos de Computação Avançada
A RNCA organiza concursos para Projetos de Computação Avançada com o objetivo de alocar recursos computacionais para investigação e Inovação.
EuroHPC
O acesso à parcela EuroHPC do Deucalion é regido pela Política de Acesso da EuroHPC Joint Undertaking. Na página dedicada aos Concursos de Acesso EuroHPC é possível obter informações sobre o Acesso.
Acesso Comercial
Para projetos computacionais que não se enquadram nos concursos nacionais é possivel a submissão de um pedido de acesso, cujos custos associados são calculados após a análise do pedido.