Centros Operacionais
Os Centros Operacionais disponibilizam à comunidade de utilizadores, serviços computacionais de HPC, HTC, Cloud e outros, nomeadamente em termos de capacidade tecnológica.


O DEUCALION é uma plataforma computacional co-financiada pela FCT e EuroHPC e operada pelo INESCTEC/Universidade do Minho. Faz parte de uma infraestrutura colaborativa nacional que promove e apoia iniciativas de Ciência Aberta em supercomputação, ciência de dados e visualização.


O Centro Nacional de Computação Avançada / INCD – Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída é uma infraestrutura digital de suporte à investigação, aprovada no âmbito do roteiro de infraestruturas estratégicas de investigação da FCT. Este centro disponibiliza recursos HPC, GPU e Cloud nos clusters CIRRUS e STRATUS.


O Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra foi fundado em 2007 para fornecer recursos e serviços de computação de alto desempenho dentro e fora da Universidade. Este centro disponibiliza recursos HPC e GPU no supercomputador NAVIGATOR.

O Centro High Performance Computing da Universidade de Évora aloja e gere recursos computacionais avançados entre os quais o Supercomputador OBLIVION, adquirido através do ENGAGE SKA. No mesmo centro encontra-se o VISION, um cluster otimizado para bigdata e inteligência artificial.

O Barcelona Supercomputing Center -Centro Nacional de Supercomputación (BSC-CNS) é o centro nacional de supercomputação na Espanha e gere recursos computacionais avançados, entre os quais o Supercomputador MareNostrum 5. O consórcio MARENOSTRUM 5, liderado por Espanha, foi co-financiado por Portugal (5%), Turquia (45% em partilha com a Espanha) e EuroHPC JU (50%).