Centros de Competência

Os Centros de Competência garantem à comunidade de utilizadores, numa lógica de proximidade, funções de suporte à aplicação eficaz e eficiente de recursos de base avançada, serviços nomeadamente de suporte técnico, visualização de informação, formação, aconselhamento e apoio ao desenvolvimento de
programas e tecnologias digitais.

MACC

Este centro fornece recursos e serviços de computação, armazenamento e visualização (VisLab:MACC) aos utilizadores das comunidades de investigação e inovação. Como parceiros da indústria, trabalham em equipa para compreender como a computação avançada pode tornar as empresas mais produtivas e competitivas. Oferecem formação avançada, cursos práticos e hackathons sobre vários tópicos informáticos avançados em colaboração com a rede de parceiros académicos e centros informáticos avançados.

Local: Braga

CCVCA-UTAD

O Centro de Competências e Visualização em Computação Avançada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro é uma estrutura transversal às diversas áreas da Universidade, orientado à comunidade académica, indústria e sociedade e está dotado de infraestruturas física e humana para garantir um acesso de primeira linha aos Centros Avançados de Computação, com recurso a software e hardware de visualização de última geração.

Local: Vila Real

CCVCA-UP

Centro de Competência de Visualização em Computação Avançada criado no âmbito do protocolo de cooperação entre a Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P e a Universidade do Porto.

Local: Porto

CCVCA-UA

Centro de Competência de Visualização em Computação Avançada criado no âmbito do protocolo de cooperação entre a Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P e a Universidade de Aveiro.

Local: Aveiro

3CA-UBI

O Centro de Competências e Visualização em Computação Avançada da Universidade da Beira Interior define-se como um ponto de partilha do conhecimento e do acesso a recursos de computação e visualização avançados, para toda a UBI e comunidade que a envolve. Pretende também ser motor de desenvolvimento de projetos científicos.

Local: Covilhã

LCA-UC

O Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra foi criado para fornecer recursos e serviços de computação de alto desempenho para permitir a investigação computacional intensiva. Actualmente, apoia investigadores portugueses de todo o país. É membro da organização PRACE.

Local: Coimbra

CC-UÉ

O Centro de Competências em Computação Avançada da Universidade de Évora tem instalado o supercomputador Oblivion, co-financiado no âmbito da infra-estrutura de investigação da ENGAGE SKA, para apoiar o processamento de grandes volumes de dados resultantes das várias atividades de investigação e inovação desenvolvidas em Portugal.

Local: Évora

CCVCA-UL

Centro de Competência de Visualização em Computação Avançada. criado no âmbito do protocolo de cooperação entre a Fundação de Ciência e Tecnologia, I.P e o Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa.

Local: Lisboa

CC-INCD

O Centro de Competências em Computação Avançada da Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída disponibiliza serviços de computação e armazenamento à comunidade científica e académica nacional, em todas as áreas do conhecimento. A infraestrutura está especialmente vocacionada para prestar serviços de cálculo científico, suportando os investigadores e a participação em projectos nacionais e internacionais. Disponibiliza serviços de HPC, HTC e Cloud científica.

Local: Lisboa, Coimbra e Braga

CCVCA-UAlg

O Centro de Competências e Visualização em Computação Avançada da Universidade do Algarve tem como valências a área de visualização científica clássica com equipamentos necessários para uma boa experiência de visualização seja de processamento, quer de qualidade de imagem, assim como de realidade virtual, num ambiente integrado com o Centro de Dados da UAlg para aproveitamento de capacidade de cálculo.

Local: Faro