Acesso
Os recursos computacionais da RNCA destinam-se às comunidades públicas ou privadas de investigação, tecnologia e inovação/indústria de qualquer área científica. Os interessados podem aceder através dos concursos nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.) de acordo com as condições ao abrigo de cada concurso ou submeter um pedido de acesso.
Para além do acesso aos recursos nacionais, a iniciativa conjunta EuroHPC (Empresa Comum Europeia para a Computação de Alto Desempenho), disponibiliza uma infra-estrutura de supercomputadores europeus de alto nível, incluindo tecnologia pré-exascale e petascale, para responder às necessidades e exigências atuais. Em particular, pretende captar utilizadores das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) e do sector publico. Os interessados podem aceder através dos concursos EuroHPC. A RNCA presta apoio aos interessados em território português.
Concursos nacionais
Para projetos de investigação, tecnologia e inovação.
- Acesso aos recursos RNCA através de candidatura a concurso FCT em vigor no momento *
- Sujeito aos trâmites estipulados no concurso em vigor
- São aceites candidaturas de instituições públicas e privadas
- Inclui apoio técnico
- Acesso gratuito
Concursos europeus
Leve o seu projeto computacional ao próximo nível.
- Os investigadores do meio académico, institutos de investigação, autoridades públicas e indústria em PT podem candidatar-se e aceder aos supercomputadores EuroHPC
- As candidaturas estão sujeitas a análise de acordo com as condições especificas de cada concurso
- A RNCA oferece apoio aos interessados
- Acesso gratuito
Pedido de acesso nacional
Para pedidos à medida que não se enquadram nos concursos nacionais.
- Acesso aos recursos RNCA através de formulário de pedido de acesso
- Disponível de forma contínua
- Análise rápida do pedido
- Inclui apoio técnico
- Os custos são calculados após análise do pedido de acesso
* Informação atualizada sobre os concursos de acesso nacionais e europeus pode ser consultada na página FCT. Os apoios FCT a conceder revestem exclusivamente a forma de atribuição de tempo de utilização de recursos computacionais avançados, não abrangendo financiamento de qualquer natureza, nomeadamente tendo em vista o financiamento de despesas relacionadas com pessoal necessário à execução do projeto computacional.