2º edição

Inteligência Artificial em Cloud

Nas áreas preferenciais de Processamento de linguagem natural e Ética na inteligência artificial

Ref.: FCT/CPCA-IAC/2023/01

Candidaturas encerradas

Visão global e objetivos

Como parte dos esforços crescentes da Google para apoiar a investigação de excelência no meio académico português, a Google disponibilizou à FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia créditos na Google CloudPlataform (GCP) no valor de 1M USD (um milhão de Dólares dos Estados Unidos) para o ano de 2023. Assim, a FCT abre o presente Concurso de Projetos de Computação Avançada, para suportar projetos de investigação e desenvolvimento nas áreas preferenciais de “Processamento de linguagem natural” e “Ética na inteligência artificial”, e outras áreas científicas. As informações detalhadas sobre o concurso estão disponíveis na página da FCT.

Destinatários e Elegibilidade

São beneficiários, individualmente ou em co-promoção:

  • As instituições de I&D (Investigação e Desenvolvimento)
  • Os laboratórios colaborativos;
  • Os centros de interface tecnológicos;
  • As infraestruturas de ciência e tecnologia;
  • As redes e consórcios de ciência e tecnologia;
  • Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D;
  • Polos de Inovação Digital;
  • Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação, desenvolvimento ou inovação;
  • Empresas que desenvolvam projetos de computação avançada, em atividades de investigação, desenvolvimento ou inovação.
  • Pessoas singulares que exerçam atividade em Portugal e que pretendam desenvolver projetos de computação avançada em qualquer área científica.

Relativamente a candidaturas de empresas como beneficiárias, os projetos de computação avançada deverão:

  • ocorrer no âmbito da investigação e inovação pré-concorrencial, cujos bens ou serviços objeto dessa investigação ou inovação não tenham ainda valor comercial atribuído.
  • não ultrapassar o conjunto de todas as candidaturas deste tipo, 50% da dotação computacional total a atribuir no presente concurso.

Como Concorrer

As candidaturas devem ser apresentadas em língua inglesa e em formulário próprio em:

Modelo computacional

  • Computação em nuvem

Áreas preferenciais

  • Um mínimo de 80% dos recursos são reservados para áreas de Processamento de linguagem natural e Ética na inteligência artificial;​​​​​​​
  • Um mínimo de 20% dos recursos são reservados às restantes áreas científicas com utilização da oferta Google Cloud Platform em inteligência artificial e algoritmos de analise de dados, ou mais, caso não existam candidaturas suficientes para preencher a quota referida no ponto anterior.

Caso os recursos solicitados nas áreas anteriormente referidas não esgotem os recursos computacionais disponíveis em concurso, a parte remanescente poderá ser atribuída a quaisquer outras áreas.

Resumo das tipologias de acesso

Acesso FixoAcesso Variável
créditos na GCP 25.000 USDaté 150.000 USD
duração 365 dias ou até expirar os créditos365 dias ou até expirar os créditos
apoio1Institucional ou IndividualInstitucional
modalidade de conta Google Instrumentless Account
(sem cartão de crédito e com acesso limitado)
Billing Ids & Safeguarding
(com cartão de crédito para ativação da conta)
acesso a GPUsnãosim
consumo dos recursosapós exaustão dos recursos, a conta encerra automaticamentepermite ativar salvaguarda de faturação2
reforçosnãosim

1 Nos termos do artigo 4º do Regulamento nº 10/2022.

2 Na tipologia Acesso Variável, o candidato associa uma forma de pagamento à conta Google, como por exemplo um número de cartão de crédito, mesmo que a utilização da GCP não venha a gerar pedidos de pagamentos no contexto do presente concurso. Este tipo de conta permite configurar uma salvaguarda de faturação que consiste numa utilização dos créditos sem cobrar o cartão de crédito utilizado. É da responsabilidade do investigador configurar este tipo de salvaguarda. A forma de pagamento (ex,: cartão de crédito), só será solicitada pela Google após o projeto receber aprovação FCT.

Critérios de seleção

Nos termos do Artigo 14º e 15º do Regulamento de Projetos de Computação Avançada são tratadas todas as candidaturas recebidas, de acordo com os seguintes critérios, que são densificados e detalhados no guião de avaliação:

  • T1: Adequação técnica aos recursos solicitados;
  • T2: Plano de aplicação dos recursos computacionais, razoabilidade e plano de trabalhos;
  • T3: Relevância tecnológica ou científica do projeto de computação avançada.

Documentação de apoio

Nenhuma informação publicada nesta página substitui ou se sobrepõe sobre o Regulamento, Aviso de Abertura do Concurso e a informação disponibilizada na página da FCT.

Contatos

Informações e esclarecimentos adicionais podem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico:  rncaatfccn.pt, indicando no assunto “FCT/CPCA-IAC/2023/01”.