A RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada – é gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), destinando-se a disponibilizar serviços de computação avançada às comunidades de investigação, tecnologia e inovação. Foi criada pela iniciativa de competências digitais Portugal INCoDe.2030, através da resolução de Conselho de Ministros 26/2018. Foi integrada no Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) em Abril de 2019 através do Despacho n.º 4157/2019 do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
De acordo com regulamento interno, a RNCA tem a seguinte organização, após nomeação formal dos respetivos órgãos:
Onde,
- “Conselho de Coordenação” é o orgão de gestão máximo da RNCA, sendo constituído por um representante de cada Centro Operacional e de cada Centro de Competências.
- “Gestor da RNCA” é responsável pela condução das atividades da RNCA sendo responsável perante o Conselho de Coordenação.
- “Comité de Acesso” compete a implementação do acesso aos recursos da RNCA. Aprecia e prioriza propostas de utilização das comunidades de utilizadores, mediante uma política de acesso.
- “Comité de Aconselhamento Externo”, que apoia a FCT e os órgãos da RNCA, aconselhando-os sempre que necessário, na orientação estratégica da RNCA.
- “Forum de utilizadores da RNCA”, que é o órgão de partilha de conhecimento e aconselhamento por parte da comunidade alargada de utilizadores da RNCA.
Principais eixos de atuação da RNCA
- Centros Operacionais (CO)
Os CO disponibilizam à comunidade de utilizadores serviços computacionais avançados bem como os respetivos serviços de suporte técnico, havendo um conjunto de requisitos mínimos que devem cumprir, designadamente em termos de capacidade técnológica.
Os CC garantem à comunidade de utilizadores, numa lógica de proximidade, funções
de suporte à aplicação eficaz e eficiente de recursos de computação avançada, nomeadamente serviços de suporte técnico, visualização de informação, formação, aconselhamento e apoio ao desenvolvimento de programas.
- Conetividade entre centros
Centros ligados através de rede dedicada de alto desempenho fornecida pela FCT-FCCN e integrada na Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS) – a qual garante a interligação e o acesso à internet até 100 Gbps da comunidade de ensino e investigação
- Gestão e financiamento
Implementação de políticas públicas para preencher a lacuna entre as infraestruturas existentes que são complexas e dispendiosas de utilizar e as pessoas, de forma a promover o acesso aos serviços e software de elevado valor.
Para promover a adoção de normas e melhores práticas para criar interoperabilidade e cooperação entre entidades
- Aplicativos, segurança e armazenamento dos dados
Como ferramentas de suporte à Computação Avançada
Acompanhamento e implementação da Estratégia Nacional de Computação Avançada
A RNCA pretende ser referência em Educação e Formação de Pessoas em Áreas de Conhecimento de Computação Avançada fundamentais e aplicadas.
- Equipas de suporte
Operadores dedicados aos Serviços de Computação Avançada nos COs e CCs com fortes competências informáticas avançadas
Promoção de eventos relacionados com a Computação Avançada