Inquérito Nacional de Computação Avançada
Link para acesso: EUSurvey – Survey (europa.eu)
Informações adicionais
A RNCA – Rede Nacional de Computação Avançada – é gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (FCT), destinando-se a disponibilizar serviços de computação avançada às comunidades de investigação, tecnologia e inovação. Foi criada pela iniciativa de competências digitais Portugal INCoDe.2030, através da resolução de Conselho de Ministros 26/2018. Foi integrada no Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) em Abril de 2019 através do Despacho n.º 4157/2019 do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
São componentes essenciais da RNCA:
- Centros Operacionais (CO)
Os CO disponibilizam à comunidade de utilizadores serviços computacionais avançados bem como os respetivos serviços de suporte técnico, havendo um conjunto de requisitos mínimos que devem cumprir, designadamente em termos de capacidade técnológica.
Os CC garantem à comunidade de utilizadores, numa lógica de proximidade, funções de suporte à aplicação eficaz e eficiente de recursos de computação avançada, nomeadamente serviços de suporte técnico, visualização de informação, formação, aconselhamento e apoio ao desenvolvimento de programas.
O INCA pretende fazer o levantamento das necessidades nacionais em meios de computação científica e das soluções a adotar para a satisfação dessas necessidades.
A informação recolhida pelo INCA será utilizada para informar sobre os desenvolvimentos da Rede Nacional de Computação Avançada, que agrega um conjunto de recursos computacionais importantes de âmbito nacional, bem como para a revisão da Estratégia Nacional de Computação Avançada.2023. a realizar em 2023.
No contexto deste inquérito o termo “Computação Avançada” refere-se aos vários modelos computacionais de alto desempenho, usados para resolver problemas de elevada complexidade e custo.
A realização do Inquérito é da responsabilidade da FCT, no âmbito da Alínea (t) do Decreto de Lei 55/2013 [1], sendo a sua operacionalização feita em parceria com a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e da Agência Nacional de Inovação (ANI).
Este inquérito é digirido ao Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, avaliado e financiado pela FCT, que se apresenta como um pilar fundamental na consolidação do sistema científico moderno e competitivo – pois engloba todos os domínios científicos integrados pelas entidades, estruturas e redes dedicadas à produção, difusão e transmissão do conhecimento.
O prazo de preenchimento para este inquérito é até 11 de agosto de 2023.
Todos os dados coletados estarão sobre responsabilidade da Rede Nacional de Computação Avançada.
Estima-se que o preenchimento deste inquérito demande entre 10 a 15 minutos.
Quaisquer questões ou pedidos esclarecimentos poderão ser direcionados para rnca-inca2023@fccn.pt
FAQs
[1] Alínea (t) do Decreto de Lei 55/2013